quinta-feira, 5 de março de 2009

Para ser um sincrético


Veja sempre o universal das coisas, não buscando as diferenças, mas as similitudes.
- O homem é síntese : Síntese de processos fisico-quimicos-biologicos-psiquico-espirituais , todo o tempo agrega, gestos, frases, fragrâncias, lembranças que mistura e molda a seus sonhos em formas, cores, palácios, microchips, leis, lixo, bombas atômicas, obras de artes. Constrói pirâmides por não ter grandes montanhas no deserto; sonha, visualizando na mente, e materializa, vivenciando a experiência que lhe adiciona, não como um monstro de frankenstein, mas como um microcosmo em eterna expansão.

O que menos importa é o estilo e sim a estética (a busca pela perfeição, o belo).
- O homem a todo instante, por necessidade, sincretiza o mundo para apreendê-lo, a todo instante mescla técnicas aparentemente díspares. É um imperativo resolver o mundo e representá-lo, é preciso uma conclusão.

Arte é expressão, comunique.
- O homem na sua busca da arte, no domínio de sua expressão como um microcosmo, precisa comunicar suas descobertas de um absoluto, de um infinito, algo relevante que permaneça definitivo; a unidade do todo numa síntese onde se resolve a si mesmo como parte ligada ao todo e a todos os outros homens que em essência compartilham de um mesmo saber universal

Não estabelecer padronização, cada obra é única, como todo individuo.
* - O homem é prepotência, pura vontade de potência, sua suposição de um vir a ser lhe oprime como a possibilidade de espaços abertos. O desconhecido, o quer por inteiro revelado, classificado e quantificado para catalogação e posterior uso, porque tem medo das garras terríveis do imponderável, do não classificado, da obra em aberto, tudo tem de haver inicio e termo para manipulando, combinando, esse jogo de dados, justificar este ou aquele ato e sua necessidade de algo em vista ou à mão ou talvez o instinto animal de poder e sexo ( guio a matilha, sou o mais forte dos machos e acasalo com todas as fêmeas primeiro...)

Trave conhecimento do caminho de todas as artes (como diria Myamoto Musashi)

Mergulhe, nunca se contente em flutuar apenas.

Seja você!!

0 comentários: